quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Setass abre sindicância e apura divulgação indevida de imagens de adolescentes

A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setass) abriu sindicância para apurar as circunstâncias da divulgação de imagens no site do órgão em que os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco aparecem trabalhando (detalhes de como foi a divulgação estão no post anterior).

Segundo a superintendente de direitos humanos da Setass, Marina Bragança, nas imagens os adolescentes aparecem plantando grama no campo de futebol. “Era um sonho antigo deles. Ajudaram a plantar a grama e a intenção era registrar esse momento de descontração”, justifica.

Marina Bragança diz que a titular da Setass, Tânia Garib, ficou “chateada com a situação” e que a órgão abriu sindicância para apurar as circunstâncias do fato. Ela não esclareceu se haverá alguma punição ou medida reparadora por ter exposto indevidamente os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Bragança também não soube responder qual era a finalidade um bastão (pedaço de pau) que estava na mão de um dos agentes educadores. O uso de cacetetes, armas e equipamentos de repressão são proibidos pelo ECA de serem utilizados no interior das Uneis.

*A matéria sobre a divulgação indevida das fotos dos adolescentes da Unei Dom Bosco foi publicada por Campo Grande News, Midiamax e Correio do Estado. Aos leitores, amigos e colegas, que leram e apoiaram a publicação da matéria neste espaço, os meus agradecimentos.

Nenhum comentário: